14 de maio de 2013

Chapéu

Olá gente! Nesse friozinho que está fazendo nada melhor do que abusar dos acessórios que combinem com essa época, eu amo chapéus então aproveito esse clima pra abusar deles de toucas, boinas HAHA, vamos enfeitar nossas cabeças! Hoje vou falar sobre chapéus, onde usar, os modelos que tem por ai. (Olha a tristeza, quando eu escrevi o post tava fazendo friozinho agora tá calor)

Fedora, é um tipo de chapéu em feltro, fabricado no formato do chapéu Panamá, e que fez grande sucesso no século XX, a partir dos anos 20. De início era usado apenas por homens mas, com o tempo ganhou popularidade também com as mulheres. Indicado para usar mais no friozinho mas, tem versões em materiais diferentes que podem ser usados no calor também.


Panamá, o mais conhecido de todos e diria o mais popular no Brasil. É reconhecido por ter abas médias e copas amassadas. Por ser feio em palha ganha um ar mais tropical, portanto é mais indicado para usar no verão.



Floppy, caracterizado pela sua extrema elegância, tem abas curvadas e é normalmente usado à beira-mar mas, acabou ganhando vários modelos feitos em feltros, então dependendo do material você pode usar tanto no frio como no calor.



Clochê, com características super femininas, deve ser colocado sobre a linha dos olhos. Dependendo do material pode ser usado em qualquer estação. Quem melhor pra representar esse chapéu? Nossa querida de sempre Blair Wardolf (Gossip Girl).


Coco, ao avistar este modelo logo nos deparamos com a imagem de Charles Chaplin em nossas mentes, este pode dar um ar despojado e urbano ao look. Podendo ser usado tanto no frio como no calor.



Onde e como usar

Casamento
Em uma cerimônia religiosa, segundo Chris Francini, o uso do chapéu só é correto se a cerimônia for de dia. Tirá-lo não tem sentido, pois faz parte de sua produção. De manhã, prefira abas pequenas. Ao meio-dia e ao fim da tarde aposto nos modelos com abas mais largas. "Pense que a peça não é obrigatória, a não ser que venha mencionado no convite, então use-o se estiver segura e confortável com o acessório". No caso de casamentos à noite, adornos menores, como os famosos modelos usados pela princesa Kate Midletton, são mais interessantes.

Trabalho
"O uso do chapéu no trabalho vai depender da vida profissional da pessoa. Em um escritório mais descolado não há problema, mas em lugares formais é melhor deixar o acessório de lado para não errar, pois muitas vezes ele pode passar a ideia de leveza e descontração", diz Paula Martins.

Jantar
Tanto em um jantar quanto num ambiente fechado, a consultora de moda Chris Francini aconselha que a peça fique em casa. "Mas se a sua vontade fashion for maior, é sempre mais elegante tirá-lo por um sinal de educação. Só lembre-se de arrumar o cabelo."

Quando não usar
"Na mesa de refeição em lugares fechados, nem pensar, assim como dentro da igreja ou em situações que exijam uma abertura emocional maior da pessoa", explica Marcia Jorge. Para ela, o chapéu tem uma simbologia de resguardo, de proteção. "O ato de tirá-lo, como diz a expressão “tirar o chapéu”, significa que a pessoa está se curvando, se disponibilizando a algo ou alguém."

Fonte: Ig Moda

E como sempre eu não poderia ficar de fora né HAHAH, no Bazar da TNG que eu fui comprei dois lindos.


Fora mais uns que tenho em casa e até meu pai usa, um ele já tomou conta HAHA.
E ai, gente? Vocês usariam quais modelos? Vocês tem algum?

Beijos.


0 Comments:

Postar um comentário